SERÁ O PRÓXIMO GURGEL?
- Rodrigo Vargas
- 14 de mar.
- 1 min de leitura

Fundada em 1969 pelo engenheiro João Augusto Conrado do Amaral Gurgel, a Gurgel Motores destacou-se por desenvolver veículos com tecnologia própria, como o Gurgel Xavante e o BR-800. Apesar de sua inovação, a empresa enfrentou desafios econômicos e encerrou suas atividades em 1996.
Atualmente, a Lecar emerge com uma proposta de mobilidade sustentável. Fundada por Flávio Figueiredo Assis, a empresa está desenvolvendo o Lecar 459 Híbrido, um veículo que combina um motor a combustão flexível com um gerador de energia, alimentando baterias que impulsionam o motor elétrico responsável pela tração. Esse sistema elimina a necessidade de recarga externa, oferecendo uma solução prática para os consumidores brasileiros. A empresa ainda promete entregar um motor de 165 cavalos de potência, que chegará de 0 à 100 km/h em 10.9 segundos e impressionantes 1.000 km de autonomia com apenas 30 litros de etanol!
A fábrica da Lecar está sendo construída em Sooretama, Espírito Santo, com previsão de inauguração em agosto de 2026. Além disso, a Lecar foi habilitada ao Programa MOVER, que visa o desenvolvimento sustentável da indústria automobilística brasileira, focando em incentivar o desenvolvimento de tecnologias, inovação e eficiência energética para promoção da mobilidade sustentável no país. Estima-se que a autorização de crédito financeiro da habilitação do MOVER trará recursos de até R$ 3 bilhões à montadora.
Que a trajetória da Gurgel sirva de inspiração e aprendizado para a Lecar, e que esta nova empreitada alcance sucesso duradouro, consolidando-se como um símbolo de inovação e sustentabilidade na indústria automobilística brasileira.
Tem interesse pelo assunto? Gostaria de ler mais textos como esse? Então adquira agora o meu livro!
Comentarios