Há alguns dias, meu carro tem "engasgado" nas retomadas. Em função da perda significativa de potência e, principalmente, do meu parco conhecimento em mecânica, recorri ao bom e velho Google para encontrar uma possível causa. Diante de uma lista imensa de possíveis motivos, um deles me pareceu o mais plausível: sujeira nos bicos injetores.
De posse de um possível diagnóstico, passei a procurar por soluções alternativas. Foi quando encontrei diversos vídeos falando sobre a possibilidade de utilizar aditivos diretamente no tanque de combustível que realizavam a limpeza dos bicos. Num deles, um rapaz se propõe a testar o aditivo no próprio carro e demonstrar os resultados. Após a aplicação do produto e alguns quilômetros rodados, ele faz um relato no mínimo curioso. Segundo ele, o aditivo resultou numa melhora expressiva no desempenho do motor, ainda que pudesse ser placebo.
Nesse momento, minha mente deu uma "bugada". Como poderia um veículo sofrer o efeito placebo? Placebo é um tratamento ou substância que parece um medicamento, mas não tem efeito específico. É usado em pesquisas médicas para avaliar e desenvolver novos medicamentos, procedimentos e terapias. O efeito placebo é o resultado de fatores psicológicos, como a crença do paciente de que está tomando um medicamento ativo.
Durante os mais de 10 anos que tenho dedicado ao estudo desse tema, já expus nas minhas escritas diversas formas de humanização do automóvel, como personalizá-lo, batizá-lo, atribuir a ele reações humanas, nutrir relações que mais parecem um casamento, submetê-lo a procedimentos estéticos, destinar a ele significativos espaços de nossas casas, ou até mesmo torná-lo nossa casa! Mas submetê-lo a testes psicológicos, juro que sequer havia cogitado...
Quem sabe, ao invés de aditivos, combustíveis de alta octanagem, limpezas de bico ou de qualquer outros componentes, meu carro não esteja só cansado e, assim como o dono, precisando de umas férias? Vai saber o que se passa naquela cabeça... ou melhor, naquele módulo de controle eletrônico...
Tem interesse pelo assunto? Gostaria de ler mais textos como esse? Então adquira agora o meu livro!
Comments