top of page

FAIXA DE SEGURANÇA: A ILUSÃO DA PRIORIDADE DO PEDESTRE

FAIXA DE SEGURANÇA


É curioso pensar que quando um veículo sai de um estacionamento e encontra um pedestre circulando pela calçada, o motorista (na maioria das vezes) reduz a velocidade e dá passagem. Porém, quando o mesmo pedestre se desloca alguns centímetros e pisa em uma faixa de segurança, a mágica desaparece: o que antes era um ser humano digno de respeito se torna um mero obstáculo na via. Teria sido a tinta branca no asfalto que o desumanizou?



Falando em tinta, dia desses me peguei pensando como uma simples pintura viária é capaz de mudar comportamentos no trânsito. Prova disso é o urbanismo tático, uma estratégia urbana que utiliza intervenções temporárias para testar melhorias no espaço público. São soluções provisórias, de baixo custo, que permitem avaliar mudanças antes de torná-las definitivas. Um exemplo clássico são as pinturas chamativas em cruzamentos, os parklets e outras invenções engenhosas que tentam fazer as cidades funcionarem melhor.


Mas talvez a maior invenção provisória da mobilidade urbana seja a própria faixa de pedestres — afinal, ela existe há décadas, mas o respeito à mesma ainda parece estar em fase de testes. Mesmo que, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), deixar de dar preferência de passagem a um pedestre na faixa seja uma infração gravíssima.

WhatsApp

Diante dessa realidade, muitas cidades vêm substituindo faixas convencionais por faixas elevadas, que, ao ficarem no nível da calçada, dão a sensação de continuidade do espaço do pedestre. A lógica é simples: se o motorista não respeita a sinalização pintada no chão, talvez respeite um obstáculo físico que o force a reduzir a velocidade. Assim, ao invés de depender da boa vontade de quem dirige, as faixas elevadas fazem o que a urbanidade não conseguiu: impõem respeito.


Se o urbanismo tático serve para testar soluções antes de oficializá-las, talvez seja hora de admitir que a faixa de segurança convencional já foi testada até demais — e reprovada.


 

Tem interesse pelo assunto? Gostaria de ler mais textos como esse? Então adquira agora o meu livro!



Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating*
CONHEÇA MEUS LIVROS
SIGA MINHA PÁGINA NO WHATSAPP E RECEBA NOVAS POSTAGENS NA PALMA DA SUA MÃO!
23435_cdc8b03375b35ae73ee24facbffe12f8-16_02_2024, 15_58_25.png

Conheça a minha loja!

dribble_cart.gif
file1.jpg.gif
bottom of page