DEIXAR BARATO: O MELHOR NEGÓCIO NO TRÂNSITO!
- Rodrigo Vargas
- 24 de fev.
- 2 min de leitura

Se você é daqueles que não "deixa barato" no trânsito, parabéns! Você pode acabar gastando uma fortuna com advogado, boletim de ocorrência e, de quebra, ainda ganhar um tempinho extra para refletir sobre suas decisões... na cadeia.
Tudo começa com uma fechada, um xingamento ou aquela buzinada interminável que diz “eu sou muito ocupado para esperar dois segundos”. E aí, pronto! O motorista desce do carro parecendo que vai resolver um problema diplomático, mas no fim das contas, só consegue arrumar confusão. Em questão de segundos, um simples chilique vira manchete policial e uma discussão boba se transforma no pior prejuízo da vida.
E o pior: quem briga no trânsito acha que está ganhando. Ah, sim! Ganhando uma baita dor de cabeça, uma visita ao tribunal e, possivelmente, um novo melhor amigo chamado "Zé da 218", na cela ao lado.
Se ainda acha que "deixar barato" é coisa de covarde, faça as contas: quanto custa um carro blindado para evitar tiros de motoristas exaltados? Quanto custa um curso de gestão da raiva para não transformar um dia ruim em um desastre? Quanto custa um bom advogado para explicar ao juiz por que você achou que brigar por uma fechada era um plano de vida inteligente? No fim das contas, "não deixar barato" sai bem mais caro do que uma terapia e um cházinho de camomila.
E não são só os custos financeiros, não! Tem também o custo emocional de virar um protagonista de vídeo viral do tipo "Motoristas brigando como se fosse final de campeonato". Tem a cara de vergonha ao contar para a família que foi parar no noticiário por causa de um estresse de trânsito. E tem, claro, o arrependimento eterno de perceber que tudo poderia ter sido evitado se você tivesse simplesmente... deixado barato!
Dicas para Manutenção da Raiva no Trânsito (ou melhor, para se livrar dela!)
Respire fundo: Simples e gratuito! Inspirar pelo nariz e expirar pela boca pode salvar seu dia – e sua ficha criminal.
Lembre-se do objetivo: O foco é chegar ao destino, não provar que você está certo em uma batalha épica de egos.
Evite discutir com idiotas: Eles têm mais experiência e sempre te arrastam para o nível deles.
Ouça músicas calmas: Um pagode romântico ou um jazz suave fazem milagres. Heavy metal só se você souber controlar o impulso de gritar junto.
Conte até 10 (ou 100, se precisar): O tempo que você usa para contar é o tempo que impede você de fazer besteira.
Lembre-se do meme: "Falo nada, só observo". Ser o observador sempre dá menos trabalho do que ser o brigão.
Então, amigo, na próxima vez que alguém te fechar, respire fundo, sorria e siga em frente. Deixar barato é o melhor investimento que você pode fazer. E, de quebra, evita a fadiga!
Tem interesse pelo assunto? Gostaria de ler mais textos como esse? Então adquira agora o meu livro!
Kommentare